REGIMENTO ESCOLAR
Jaguarão - 2012
REGIMENTO
ESCOLAR
1. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO: E.M.E.F. GENERAL ANTÔNIO DE SAMPAIO
1.1. HISTÓRICO DA
ESCOLA
PATRONO DA ESCOLA:
GEN. ANTÔNIO DE SAMPAIO
1.2. ATOS LEGAIS
DE FUNCIONAMENO DA ESCOLA
PORTARIA Nº 190/77 para funcionamento da escola em 24 de
maio de 1977.
PARECER nº 106/84, Processo nº SEC 52.230/83 – 19.00, CEE
1º a 4ª série
Quinta série implantada em 1986.
PARECER 18/87 nº 314 – 86 processos 45947/86 – SEC,
autorização da 6ª série na escola.
PARECER CEEE 43/88 portaria 02469ª, processo nº
44831/87-199 CEEE 834/87, implantação das 7ª e 8ª séries, passando a Escola a
ter 1º Grau completo.
UNIDADE PRÉ ESCOLAR, E.M.de 1º Grau Inc. Gen. Antônio de
Sampaio 01/03/1991 – Decreto nº 95/91.
DECRETO 057/2003 ,altera os nomes das escolas Municipais,
Art. 1º Resolução 253/00 de 12/01/2002, passando a ser E.M.E.F. Gen. Antônio de
Sampaio.
OFÍCIO Nº 048/07 PROCESSO CEED nº 277/27.00/067 institui
o Ensino Fundamental de 9 anos atendendo a resolução CEED nº 288/2006.
CEED nº 288 de 21 de setembro de 2006, aprovação da SME
quanto à implantação do Ensino de 9 anos.
ENDEREÇO: CORREDOR
DAS TROPAS, 1197
BAIRRO: VILA
BRANCA
ENTIDADE MANTENEDORA: MUNICIPIO
SÉRIES ATENDIDAS:
PRÉ ESCOLAR; 1º ANO AO 5º ANO E DAS 5ª SÉRIES A 8ª SÉRIE.
TELEFONE:
3261-7010
CNPJ: 01.742.649/0001-40
2. FILOSOFIA DA
ESCOLA:
Diante da
realidade vivida na escola, nossa filosofia é humanizar, retomando valores de
preservação do ambiente escolar, do meio ambiente, das relações humanas,
resgatando os ensinamentos trazidos do ambiente familiar e contando também com
o suporte de profissionais de outras áreas e segmentos da sociedade. Com isso
esperamos que futuramente as famílias estejam mais estruturadas.
3. OBJETIVO GERAL
Esta escola tem por objetivo geral a integração do aluno
à sociedade e ao sucesso, através de uma formação sistemática de capacitação e
transformação da realidade educacional com o comprometimento dos envolvidos num
processo de ensino e aprendizagem, na humanização e nos valores educacionais,
oportunizando um espaço para a integração entre comunidade, escola, professores
e alunos.
4. OBJETIVO DOS
NÍVEIS DE ENSINO
4.1. EDUCAÇÃO
INFANTIL
A educação infantil visa preparar o aluno nas diversas áreas
(cognitivas, psicomotora, sócio-emocional) desenvolvendo uma imagem positiva de
si, atuando de forma cada vez mais independente e confiante em suas capacidades
e percepções de suas limitações. Brincar, expressando emoções, sentimentos,
pensamentos desejos e necessidades.
Utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical, plásticas,
oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.
4.2. ENSINO
FUNDAMENTAL
Desenvolver no aluno a capacidade de aprendizagem, tendo
em vista a aquisição de habilidades e a formação de atitudes e valores.
Capacitá-lo a aprender, como meio básico o domínio da leitura, da escrita e do
cálculo.
Preparar para a cidadania dentro da compreensão teórica e
prática dos direitos e deveres da pessoa humana, da família e demais elementos
que integram o convívio social, desenvolvendo atitudes de solidariedade,
diálogo, cooperação e repúdio as injustiças no respeito mútuo.
5. ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
5.1. PLANOS DE
ESTUDOS
Os planos
de estudos serão elaborados pela Supervisão Pedagógica sob a orientação da
SME(Secretaria Municipal de Educação) compondo a carga horária e as disciplinas
conforme a Lei vigente onde constarão os objetivos a serem desenvolvidos.
5.2. PROGRAMA DE
TRABALHO DOS PROFESSORES
Os
professores da escola desenvolvem ações interdisciplinares através de projetos
relacionados aos mais diversos temas abordados de maneiras variadas.
5.3. REGIME
ESCOLAR
As
atividades escolares do ano letivo são desenvolvidas durante 200 dias, conforme
a lei vigente, em turnos manhã e tarde, assim como atividades extraclasses e
avaliações bimestrais conforme o Projeto Político Pedagógico, desde a educação
Infantil e Ensino Fundamental.
5.4. REGIME DE
MATRICULA
Para
garantir a matrícula de todos os alunos em tempo hábil e o direito de acesso,
ao ensino infantil e fundamental, nossa escola dará importância a este momento
procurando divulgar melhor para alunos, pais e comunidades escolar em geral, a
importância da matrícula. Quanto ao regime de matrícula oferecido pela nossa
escola será anual, tanto para a Educação Infantil quanto para o ensino
fundamental.
No
transcorrer do ano letivo serão aceitos matrículas de acordo com as vaga
disponíveis mediante as exigências abaixo:
Xerox da certidão de nascimento;
Histórico escolar ou comprovante legal;
Quanto à porcentagem de presença exigida por lei,
começará a contar, para a nossa escola, a partir do momento em que for
realizada a matrícula.
_Para alunos
que procurarem matrículas de pré escolar, será exigida:
A idade fixada em lei;
Xerox da certidão de nascimento;
_Para alunos que procurarem matrículas de 1º Ano será
exigida:
A idade fixada em lei;
Xerox da certidão de nascimento;
OBS: Não há renovação automática de matrícula.
No final do
ano letivo é enviada aos responsáveis uma circular comunicando o período de
renovação de matrícula, dando prioridade de vagas aos antigos alunos, ficando
as demais a disposição de novos pretendentes.
Na
eventualidade de existência de vaga, a matrícula na Educação Infantil pode ser
feita em qualquer época do ano letivo, assegurando o direito na época própria
de renovação à etapa imediatamente posterior.
A
instituição poderá, para efeito de assegurar seus interesses e dos alunos, estabelecerem
no ato da matrícula, termos de compromisso em que fiquem explicitados os
direitos e deveres de ambas as partes no que diz respeito ao convívio na
escola.
Quanto à
porcentagem de presenças exigida em Lei da qual o aluno necessita para ser
aprovado no final do ano, para aquele aluno que vem transferido de outra
escola, transcorre normalmente, mas o aluno que não estiver frequentando outra
instituição de ensino, a porcentagem será feita a partir do momento que for
efetivada a matricula em nossa escola.
6. METODOLOGIA DE
ENSINO
Os fundamentos
e procedimentos da metodologia seguem os princípios da interdisciplinaridade e
da contextualização, conforme explicitados no projeto pedagógico.
7. AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
A escola
procede, periodicamente, avaliação de toda a sua proposta pedagógica, em face
dos objetivos expressos no Projeto Político Pedagógico e no Plano Integrado com
vistas à atualização do diagnóstico de suas necessidades.
Os
resultados da avaliação servem de base à reestruturação do Projeto Político Pedagógico
e à elaboração do Plano Integrado para o ano letivo seguinte.
7.1. EXPRESSÃO DOS
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
–
Parte quantitativa
Este percentual
será contabilizado em 90%, distribuído entre provas e trabalhos, (em que
geralmente a prova tem um peso maior)
–
Parte subjetiva
A
escola adotou um percentual de 10% para a parte subjetiva em todas as áreas no 3º Ano e nas demais séries até a 8ª, durante todo o
ano letivo.
–
Pré Escolar , 1º Anos e 2º Anos
As
avaliações do pré-escolar decorrem de parecer descritivo e boletins bimestrais
elaborados pela SME, porém o 1º ano e 2º ano faz-se exclusivamente de pareceres
descritivos.
–
Recuperação Acumulativa
Nesta
instituição quando o educando não atinge a média mínima de aprovação num valor
de 60,0 pontos, durante o bimestre, o professor na sua área retomará os
referidos conteúdos não atingidos num processo acumulativo para o bimestre subsequente durante o ano letivo.
–
Exame Final
Para
o aluno que não alcançou o somatório mínimo de 240,o pontos no final do 4º
bimestre, a escola oferece uma prova no
valor de 100,0 pontos,devendo atingir 50% desta para aprovação.
7.2. CONTESTAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS
O aluno que estiver insatisfeito com o
resultado de sua avaliação procederá da
seguinte maneira:
Ø
O pai e/ ou responsável do aluno deverá comparecer na
secretaria da escola, para formalizar o pedido, preenchendo formulário próprio.
Ø
O período para a contestação da avaliação será de 48h após a
entrega das provas pelos professores aos alunos.
Ø
O aluno ao perceber a incompatibilidade de sua avaliação com
a avaliação realizada pelo professor poderá recorrer ao mesmo e solicitar
revisão até 48h após a entrega da mesma.
7.3.
AVANÇO DO ALUNO
Será
proporcionado o avanço do aluno para série seguinte quando for comprovada,
através de uma avaliação específica com pré requisitos, os conhecimentos
avançados.
7.4.
PROMOÇÃO DO ALUNO
O
aluno será promovido se atingir o mínimo estabelecido na média da escola.
Incluindo avaliações objetivas e subjetivas.
7.5.
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
O
controle é feito através da chamada diária, registrado no diário de classe.
7.6.
CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS
Quanto
à forma de classificação dos alunos nas séries/ anos, nossa escola optou por
fazer uma progressão através de avaliações.
Quanto
aos alunos que chegarem à escola sem vida escolar pregressa serão avaliados e
classificados para a série/ano adequados á seus conhecimentos, habilidades e
competências através de avaliações classificatórias. As provas serão elaboradas
e corrigidas pelos professores das respectivas disciplinas.
Nos
casos em que o aluno vier de outro estabelecimento com notas, pareceres,
conceitos ou outro tipo de avaliação que seja igual ao processo de avaliação de
nossa escola, A sua avaliação será aceita, porém se o processo de avaliação for
diferente o aluno será avaliado pelo corpo docente da escola através de provas
e/ou trabalhos ministrados. Os procedimentos e os resultados obtidos serão
registrados em ata.
7.7. APROVEITAMENTO
DE ESTUDOS E ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA
7.7.1. Havendo
a diversidade entre currículo das séries já cursadas pelo aluno na escola de
origem e o currículo previsto para as mesmas séries, será o mesmo submetido a
processo de adaptação, através de: estudo dirigido e exercícios de trabalhos
individuais, sob a orientação e observação do professor (ES) designado(s) para
isso.
7.7.2. A
escola dará conhecimento aos alunos e seus responsáveis do plano de adaptação
que deverá ser cumprido, por ele posteriormente quando do deferimento da
matrícula e ficará disponível para a apreciação do supervisor de ensino.
Parágrafo único: quando a transferência ocorre
durante o ano letivo e no currículo da mesma série que o aluno vinha cursando
não constarem os componentes que figuram no quadro curricular da Escola, serão
os mesmos conduzidos para os estudos de flexibilização com avaliação pelo
professor do componente e computados sua freqüência em relação ao total de
aulas ministradas a partir da data da sua matrícula.
7.8. AVANÇOS
A Escola
oferecerá possibilidade de avanço nas séries/anos, mediante a verificação de
aprendizado do aluno. O aluno que poderá avançar será aquele cujos professores
identificarem a sua capacidade de assimilar os conteúdos e os seus
conhecimentos, superando as expectativas do corpo discente no que diz respeito
ao ano que atua.
Os
procedimentos adotados serão provas classificatórias elaboradas pelos
professores das respectivas disciplinas.
O registro
do aproveitamento do aluno será feito em ata e anexadas às provas.
8. CONTROLE DE
FREQUÊNCIA
Quanto ao
controle de frequência, a escola adotará os seguintes procedimentos:
O professor deverá comunicar
na supervisão quando o aluno tiver três faltas consecutivas;
Depois desse comunicado
chamaremos os pais para saber o que aconteceu com o aluno;
Quando houver reincidência,
encaminharemos a fichas FICAI ao Conselho Tutelar para serem tomadas as devidas
providencias;
Quando o aluno tiver
ultrapassando o mínimo de freqüência exigida por lei, serão oferecidos a ele
estudos compensatórios de infrequência, onde realizará em turno inverso, de
maneira presencial, trabalhos que
recompensem a sua ausência durante aquele período.
9. DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR
Projeto Político e Pedagógico;
Plano Integrado;
Ø arquivo ofícios expedidos;
Ø arquivo ofícios recebidos;
Ø arquivo diversos expedidos;
Ø arquivo diversos recebidos;
Ø livro de ata da supervisão;
Ø livro de ata dos professores;
Ø livro de ata de pais;
Ø livro de visitas;
Ø livro de incineração;
Ø livro caixa;
Ø livro de pareceres;
Ø livro de desligamento e posse de
professores;
Ø arquivo de leis , pareceres;
Ø arquivo de documentação da
escola;
Ø arquivo do bolsa família;
Ø arquivo do censo escolar;
Ø arquivo da efetividade;
Ø arquivo do QPE;
Ø pastas suspensas com matrículas
de alunos, com documentação exigida: xerox da certidão, se tiver nº do NIS, ou
seja, bolsa família, guia de transferência e histórico escolar;
Ø pastas suspensas com registro de
professores e funcionários com documentação exigida por lei.
Ø livro tombo;
Ø arquivo de ata de resultados
finais;
Ø livro ponto para professores e
funcionários;
Ø livro de registros de ocorrências
de alunos e professores;
Ø arquivo de Eleição de Diretores;
Ø Livro do Regimento Escolar;
Ø livro de atas do CPM , com toda a
documentação: estatuto, registro, etc.
Ø livro de atas do Conselho
Escolar, também com toda documentação necessária;
Ø livro de verbas do Governo
Federal: PDDE e PDE;
Ø Diários de Classe;
Ø gráficos de aproveitamento
bimestrais;
Ø Atas dos conselhos municipais;
Ø Atas de reunião com os pais;
Ø Conteúdos Programáticos das séries e anos;
Ø arquivos de avaliação de alunos;
Ø arquivos de classe do ano letivo.
10. ORGANIZAÇÃO
PEDAGÓGICA
10.1 DIREÇÃO E
VICE-DIREÇÃO
O cargo do diretor e vice-diretor é
exercido por um educador, devidamente habilitado e credenciado para a função
nos termos da legislação em vigor.
É fundamental numa escola a presença do diretor e
vice-diretor.
O diretor e
vice-diretor tem a função de administrar a escola na sua plenitude e para isso
deve estar constantemente integrado a todos os setores escolares e ter
conhecimentos básicos, sobre os anseios da comunidade escolar e com isso
realizar um bom trabalho.
Compete ao
diretor indicar o vice-diretor, o supervisor pedagógico e orientador
educacional legalmente habilitados e credenciados para exercer a função.
10.2. IMPORTÂNCIA
E FUNÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA
Na escola o
supervisor é um observador, alguém que auxilia e orienta o professor nas suas
atividades escolares para que o processo de ensino aprendizagem seja
satisfatório e obtendo bons êxitos.
O
supervisor escolar trabalhará junto com o professor afim de que se cumpra a
parte burocrática, afetiva e principalmente o rendimento escolar, fazendo com
que o educando consiga cumprir com o objetivo da escola que é ser assíduo e a
aprovação no final no ano. Procurará sempre ser um auxiliador nas dificuldades
do professor e do aluno, com atenção e cordialidade, onde o ambiente escolar
seja prazeroso e acolhedor.
10.3. IMPORTÂNCIA
E FUNÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA
A educação,
considerando o homem como prioritário no processo educativo e intimamente
relacionado com o meio, leva em conta certos aspectos da realidade do educando
como: desenvolvimento psicofisiológico, vida afetiva e intelectual,
relacionamento social, condições sócio-econômicas, aspirações no campo profissional,
desenvolvimento pleno de suas potencialidades e realização pessoal. É
justamente essa complexidade de abordagem da educação em relação ao educando
que tornou necessário o surgimento da Orientação Educacional na Escola, com uma
função facilitadora do desenvolvimento integral do educando.
“A Orientação
Educacional na escola tem uma função facilitadora do desenvolvimento integral
do educando “. Visa propiciar
condições ao educando de superar suas dificuldades de aprendizagem escolar, de
integração familiar e social, bem como a escolha profissional.
Cabe ao
Serviço de Orientação Educacional refletir sobre a realidade atuando sobre as
inúmeras relações que interferem no processo ensino-aprendizagem.
10.4. CONSELHO
ESCOLAR
As atribuições do Conselho
Escolar são:
Ø Deliberar
sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da
escola;
Ø Analisar
as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades
da escola;
Ø Representar
a comunidade escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para
tomar as deliberações que são de sua responsabilidade;
Ø Assumir
funções deliberativas, consultivas, fiscais, mobilizadoras.
Quem faz parte do Conselho
Escolar:
Representantes dos professores;
Representantes dos funcionários;
Representantes dos alunos;
Representantes dos pais de alunos.
10.5. CONSELHO DE
CLASSE
Quem participa
do conselho de classe são os professores, os representantes ou líderes de
turma.
Nossa
escola realizará o conselho de classe para se assegurar de que a proposta
pedagógica esteja sendo cumprida e se avalie os resultados obtidos.
Os
conselhos de classe serão realizados ao final de cada bimestre, fazendo uma
análise individualizada dos alunos e professores e identificando as
dificuldades que ele tem. Os objetivos desses conselhos são estimular os
professores a expor com clareza as dificuldades que ele tenha em relação ao
conteúdo e a turma em geral, além da diversificação das aulas para motivação e
aprendizagem dos alunos.
A avaliação
da eficácia dos conselhos de classe será observada através da análise dos
trabalhos posteriores, surtindo resultados positivos a partir das atitudes
tomadas.
Os
conselhos de classe têm a participarão da diretora, vice-diretora, orientadora
educacional, secretária e professores com a coordenação dos trabalhos pelo
professor conselheiro da turma.
11. ORGANIZAÇÃO
DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR
11.1. EQUIPE
GESTORA
É
constituída pelo Diretor, Vice-diretor, Supervisor escolar, Orientadora
educacional.
11.2. EQUIPE
ADMINISTRATIVA
Formada
pelo agente administrativo que trabalha na parte burocrática.
11.3. CORPO DOCENTE
Composto
por professores regentes de classe, substitutos, bibliotecários.
11.4. FUNCIONÁRIOS
Grupo constituído
por zeladores, vigias, merendeiras e inspetores de disciplina.
11.5. CORPO
DISCENTE
Formado por
alunos devidamente matriculados com participação efetiva das atividades
escolares.
11.6. PAIS E/OU
RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS
É o
representante legal pela matrícula dos alunos na escola.
11.7. CÍRCULO DE PAIS
E MESTRES
O círculo
de pais e mestres é o órgão composto por pais e professores que atuam junto à
equipe diretiva, como colaboradores indiretos, auxiliando em eventos, bem como
pré requisitos para o repasse de recursos Federais e cunho fiscalizador à
escola em consonância com o Conselho escolar.
11.8. GRÊMIO
ESTUDANTIL
Grupo de
alunos que desempenham uma função integradora, comprometida com seus pares,
buscando ações que visem interesses comuns, criando um ambiente de bem estar,
prazeroso, junto aos educandos, propiciando atitudes solidárias, criativas,
inovadoras contribuindo desta forma para o crescimento da classe.
12. ORDENAMENTO DO
SISTEMA ESCOLAR
A
organização do ensino fundamental em nossa escola era regime seriado,
implementando a organização do ensino fundamental de 9 anos a partir de 2006.
12.1. PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto
Político Pedagógico desta escola foi reformulado na mesma data e período deste
regimento em consonância com seus parâmetros.
12.2. PLANO
INTEGRADO DA ESCOLA
O plano
Integrado será elaborado no início do ano letivo pela administração escolar que
compreenderá o diretor, Vice-diretor, supervisor escolar e orientador
Educacional, com a participação de professores.
O setor de
Supervisão Pedagógico da SME terá a tarefa de aprovar e avaliar o Plano Integrado.
O Plano
Integrado contempla todas as atividades e ações que serão desenvolvidas durante
o período letivo.
A
comunidade escolar será quem acompanhará e avaliará o plano integrado.
12.3. CALENDÁRIO
ESCOLAR
O calendário
escolar tem por finalidade prever os dias e os períodos destinados a realização
das atividades curriculares e educacionais exigidas por lei.
O
Calendário Escolar elaborado anualmente, fixa o início e o término dos períodos
de trabalho escolar, definindo o número de dias letivos de cada mês, as datas
para planejamento, matrículas, recuperações, conselhos de classe, recessos,
férias escolares, os dias destinados as comemorações cívicas, sociais,
religiosas e projetos.
Além dos feriados municipais, estaduais, nacionais e
religiosas é feriado próprio deste estabelecimento de ensino o dia 24 de maio –
Aniversário da Escola – e o dia 15 de outubro – Dia do professor.
12.4. NORMAS DE
CONVIVÊNCIA
12.4.1. NORMAS DISCIPLINARES PARA OS ALUNOS
Ø
Entrada – a entrada dos alunos será 8 horas
impreterivelmente as 8 horas e 13h30m (turno tarde) .
Ø
Será permitido à entrada do aluno no 2º período presencial
ou devidamente assinada, mediante justificativa escrita do responsável.
Ø
Em caso de provas o aluno terá 48h a partir da data da prova
e trabalho para apresentar a justificativa médica ou mediante preenchimento de
formulário pelo responsável na escola. Caso contrário o aluno ficará com nota (
zero).
Ø
Quando acontecer caso de depredação e vandalismo do
patrimônio escolar faz-se necessário uma atitude de reparação ou indenização
pelo próprio aluno, ou responsável.
Ø
Nos casos como desrespeito com professores e colegas,
práticas de bulliyng, ausentar-se da sala de aula sem a permissão do professor
e atitudes impróprias (atirar merenda uns nos outros, visitar as outras salas
de aula, brigas no pátio, celular, Mp3, ir ao banheiro para brincar, apossar-se
do material dos outros, não realização da tarefa estipulada pelo professor) o
aluno será encaminhado para a secretaria para registro de advertência e mandado
para a casa, retornando à escola somente com o responsável.
Ø
Nos casos mais graves de violência (agressão física e/ou psicológica)
entre aluno ou membros dessa comunidade escolar, será chamada a Brigada Militar
para um registro de boletim de ocorrência policial, com as partes envolvidas,
responsáveis pelo(s) aluno(s), Conselho Tutelar e Promotoria, esperando-se as
devidas providências, para que desta forma a comunidade seja respaldada das
medidas cabíveis dos seguimentos mencionados como referência e medida de apoio
à escola.
Ø
Nas situações de reincidência (3) de atitudes de
indisciplina, desrespeito e quaisquer ações comportamentais, que desabonem AA
conduta do aluno dentro das dependências da escola e que estejam com os devidos
registros em atas, e o conhecimento dos responsáveis pelo aluno e da parte em questão. O aluno será
encaminhado ao Conselho Tutelar e aposteriori à Promotoria Pública, com a
intenção de que se obtenha um respaldo e apoio em tomadas de medidas sócio
educativas que efetivamente, busque m atenuar o alto índice de desvio de
conduta percebido em nosso ambiente escolar e que o mesmo seja inibido de
alguma forma.
Ø
Em casos de omissão da família conforme o ECA, a escola não pode se sentir a
única responsável em tomar medidas de recuperação do aluno entendendo a
necessidade de que para a formação de um individuo, a escola deve contar com o
apoio incontinente e conjunto de todos os segmentos da sociedade, criando situações de reabilitação
e reestruturação do perfil do educando e não simplesmente punindo-o.
12.4.2.
NORMAS DISCIPLINARES PARA OS PROFESSORES
Baseados no
entendimento em que o professor educa pelo exemplo, faz-se necessário que o
mesmo tenha uma postura que estimule o respeito, a responsabilidade, o comprometimento,
a disponibilidade, a organização, a assiduidade, a pontualidade, seguindo as
normas disciplinares da escola.
O professor
deverá mostrar em suas atividades e trato com seus pares ,funcionários e alunos,
respeito no que se refere a termos utilizados verbalmente e atitudes
comportamentais, evitando constrangimentos que venham a causar a humilhação do
outro.
O professor
planejará suas atividades baseadas nos conteúdos programáticos, no entanto este
apresentará um cunho flexível transformador e inovador,sempre que houver a
necessidade de remodelação observada pelo professor, supervisão, e a turma em
questão, seguindo calendário de provas entregando à supervisão diários de
classes e notas nas datas previstas assim como comparecer a conselhos de classe
e reuniões em que sua presença se faça necessária e seja solicitada.
Ao professor
comprometido cabe participar de todas as atividades escolares, preocupar-se
quando os objetivos expostos que não forem alcançados, repensar sua prática,
buscar alternativas, aceitar sugestões, não melindrar-se com críticas
construtivas ou consciência de suas falhas, mas sim procurar acertar em novas
oportunidades, criar situações para auxiliar seu aluno e crescer junto a ele.
Do professor
disponível espera-se estar sempre pronto a participar do que lhe é solicitado
sem colocar dificuldades para exercer as atividades, pois o trabalho em equipe
é prioridade.
O cumprimento
de cronogramas, entrega de material à supervisão
bem como atividades solicitadas pela escola, terá que ser entregue em tempo
hábil da data já previamente estipulada e informada pela administração,para o
devido tempo de planejamento do professor.
A ausência do
professor será justificada em até 48h, através de atestado médico e/ou em caso
de imprevistos, é indispensável comunicar à direção da escola antes do primeiro
horário o mesmo aplicar-se-á à pontualidade.
Caberá à
direção e orientação educacional solicitar ao professor o esclarecimento dos
fatos quando se fizer necessário e uma vez que constatado a falha de sua
parte,este será advertido, com o devido registro em ata e, em caso de agressão
física será informado aos órgãos superiores para as medidas cabíveis.
Ao professor que
não cumprir o cronograma com a entrega dos diários de classe e demais
atribuições burocráticas e/ou propostas e projetos; o mesmo será convocado a
colocar em dia estas pendências nos dias de seu planejamento e na escola até
terminar devidamente com seus encargos e os mesmos sejam assinados e conferidos
pela supervisão.
Quando o
professor não demonstrar comprometimento com seu trabalho será solicitada sua
presença pela supervisão e orientação escolar para diálogo de conscientização e
esclarecimento visando despertar no mesmo entusiasmo por suas tarefas através
de nova visão dos fatos abordados, e caso não se modifique, o mesmo será
encaminhado à mantenedora(SME).
Em caso de
falta e não ocorrer á justificativa no período de 48h com ou sem atestado
médico incidirá em falta justificada.
Na ocorrência
de falta sem atestado, o professor pode
se valer desta justificativa ,no entanto permanecerá com a falta (administrativa
interna) que será devidamente acertada de forma que: o mesmo ficará devendo o
dia referido, sendo suspenso o dia de planejamento até a recuperação dos
período, em caso de recusa de parte do professor ficará o mesmo com falta injustificada.
12.4.3.
NORMAS DISCIPLINARES PARA OS FUNCIONÁRIOS
Na
ocorrência de falta de um funcionário a postura de normas disciplinares para os
professores será a mesma aplicada em caso de: negligência, trato social, assim
como também atitudes perante a comunidade escolar.
13.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos
os componentes da Comunidade Escolar, no ato da matrícula, ou no ato de
investida do cargo, se obrigam a respeitar e acatar este regimento, a zelar
pelo seu cumprimento, acatando, igualmente, as decisões das pessoas que exercem
funções na escola, por delegação hierárquica.
Incorporar-se-ão
a este Regimento os pareceres, as instituições, normas, resoluções e
deliberações baixadas pelas autoridades escolares nos limites das respectivas
competências, revogando-se, implicitamente, tudo quanto este Regimento
estabelece em contrário.
Este
regimento pode ser modificado, no todo ou em parte, sempre que exigir o
aperfeiçoamento do processo educativo.
As
alterações que venham a ser feitas só entrarão em vigor no próximo período
letivo.
Os
casos, porventura omissos neste regimento, serão resolvidos à luz da Lei, dos
pronunciamentos dos órgãos competentes e pelo Diretor da Escola.
Este
Regimento entra em vigor após a publicação do competente ato oficial da
aprovação e nos termos do mesmo.
SUMÁRIO
1. DADOS
DE IDADENTIFICAÇÃO...................................................................................2
1.1. HISTÓRICO
DA ESCOLA.......................................................................2
1.2. ATOS
LEGAIS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA...................................2
2. FILOSOFIA
DA ESCOLA..............................................................................3
3. OBJETIVO
GERAL.......................................................................................3
4. OBJETIVO
DOS NÍVEIS DE ENSINO.............................................................3
4.1. EDUCAÇÃI
INFANTIL............................................................................3
4.2. ENSINO FUNDAMENTAL.................................................................4
5. ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR......................................................................
5.1.PLANOS DE ESTUDOS...........................................................................4
5.2.PROGRAMA DE TRABALHOS DE
PROFESSORES......................................4
5.3.REGIME ESCOLAR................................................................................4
5.4. REGIME DE MATRÍCULA.......................................................................4
6. METOLOGIA
DE ENSINO...........................................................................5
7. AVALIAÇÃO
DA APRENDIZEGEM................................................................5
7.1 EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO.......................................5
7.2. CONTESTAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS.....................................6
7.3. AVANÇO DO ALUNO.........................................................................6
7.4.PROMOÇÃO DO ALUNO....................................................................7
7.5. FREQUÊNCIA DO
ALUNO....................................................................7
7.6.CLASSIFICAÇÕAO DO
ALUNO.............................................................7
7.7.APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E ADAPTAÇÃO
PEDAGÓGICA..............7
7.8 AVANÇOS.........................................................................................8
8. CONTROLE
DE FREQUÊNCIA......................................................................8
9. DOCUMENTAÇÃO
ESCOLAR.....................................................................8
10. ORGANIZAÇÃO
PEDAGÓGICA..................................................................9
10.1 DIREÇÃO E
VICE-DIREÇÃO..................................................................9
10.2 .IMPORTÂNCIA E FUNÇOES DO SUPERVISOR
ESCOLAR.......................10
10.3.IMPORTÂNCIA E UNÇÕES DO ORIENTADOE
EDUCACIONAL................10
10.4. CONSELHO ESCOLAR.......................................................................11
10.5. CONSELHO DE
CLASSE....................................................................11
11. ORGANIZAÇÃO
DOSSEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR..................11
11.1.
EQUIPE GESTORA..........................................................................11
11.2.
EQUIPE
ADMINISTRATIVA...............................................................11
11.3.
CORPO DOCENTE.........................................................................12
11.4.
FUNCIONÁR.................................................................................12
11.5.
CORPO DISCENTE.........................................................................12
11.6.
PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELOA ALUNOS.....................................12
11.7.
CÍRCULO DE PAIS E MESTRES..........................................................12
11.8.
GRÊMIO ESTUDANTIL.....................................................................12
12. ORDENAMENTO
DO SISTEMA ESCOLAR....................................................12
12.1.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO......................................................12
12.2. PLANO INTEGRADO DA ESCOLA.......................................................13
12.3 CALENDÁRIO ESCOLAR.....................................................................13
12.4 NORMAS DE CONVIVÊNCIA..............................................................13
12.4.1
NORMAS DISCIPLINARES PARA OS ALUNOS............................13
12.4.2
NORMAS DISCIPLINARES PARA OS PROFESSORES...................14
12.4.3
NORMAS DISCIPLINARES PARA OS FUNCIONÁRIOS................16
13. DISPOSIÇÕES
GERAIS...............................................................................16